Sobre o Projeto

Artsy Mask: Quem é você por trás dessa máscara

 O departamento de Visual Arts da Escola Eleva, em parceria com o Janelas Abertas, desenvolveu um projeto junto com seus alunos de customização de máscaras de proteção. A ideia surgiu a partir do plano de Back to School e da melhor adaptação dos alunos ao ambiente escolar, envolvendo os alunos do Infantil 3 ao 12º ano, que refletiram sobre o uso de máscaras e criaram diferentes projetos artísticos que foram impressos digitalmente em máscaras. 

Para guiar o projeto, cada segmento foi orientado à se inspirar em um artista ou movimento, dando asas para a imaginação.

 - Educação Infantil: alunos se inspiraram em artistas abstratos como Jackson Pollock e Piet Mondrian para criar desenhos usando linhas, formas e cores.

- Fundamental 1: alunos aprenderam sobre padrões a partir da azulejaria portuguesa e tecidos angolanos. Olharam também para autorretratos de Frida Kahlo, Anita Malfatti e Pablo Picasso e criaram desenhos para máscaras a partir de como eles gostariam de ser vistos por outros.

- Fundamental 2: alunos de Digital Arts observaram padrões existentes em suas casas e exploraram artistas como o fotógrafo Gursky, que elaboram imagens com repetições. Para criar a estampa de suas máscaras, os alunos usaram técnicas de fotografia. Já os alunos de Visual Arts exploraram as conexões entre texturas e memória afetiva a partir do trabalho de Maxwell Alexandre. Também observaram o trabalho da Rosana Paulino e Grada Kilomba e refletiram sobre a importância de artistas negros na história da arte, desenvolvendo assim desenhos sob a perspectiva da criação de memória e de tradições em contextos extremos.

- Ensino Médio: alunos exploraram a Arte Conceitual e o poder dos símbolos na arte. Levando em conta que as máscaras escondem quase todo nosso rosto, os alunos refletiram sobre como elas poderão virar parte fundamental de nosso corpo e portanto parte de nossa identidade.

 

Compra das máscaras

A Comunidade Escola Eleva poderá adquirir um kit de máscaras com o desenho de nossos alunos. Parte do lucro irá para o Janelas Abertas.